top of page
  • Foto do escritorKamilla Sabino

Você sabe se você ou seu familiar é um idoso frágil?




A fragilidade do idoso é uma condição que se caracteriza pela diminuição da capacidade do organismo em se adaptar a estressores físicos, psicológicos e sociais. Esse estado de fragilidade pode levar a uma maior vulnerabilidade a doenças e lesões, bem como a um aumento da dependência funcional. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como doenças crônicas, desnutrição, sedentarismo, exposição a situações de estresse e isolamento social.


Além disso, o envelhecimento natural do organismo também pode contribuir para o desenvolvimento da fragilidade. Por isso, é importante que os profissionais de saúde e familiares estejam atentos aos sinais de fragilidade para que os idosos recebam cuidados adequados para prevenir e tratar essa condição. Então, vamos aos sinais de início de fragilização no idoso.


1- Perda de peso não intencional, pois pode ser um sinal de que o organismo está perdendo massa muscular e gordura corporal.


2- Fadiga e exaustão. Quando o idoso se queixa de cansaço ou falta de energia constantemente, mesmo após um período de descanso adequado.


3- Quando apresenta sinais de fraqueza muscular, como dificuldade em subir escadas, levantar objetos ou caminhar longas distâncias.


4- Diminuição da velocidade de marcha. Tende a ser um dos sinais precoces e também pode ser utilizada para monitorar a progressão da fragilidade ao longo do tempo e avaliar a eficácia de intervenções para prevenir ou tratar a fragilidade em idosos.


5- Quedas frequentes. Se um idoso está tendo quedas com mais frequência do que o normal, pode ser um sinal de que sua coordenação e equilíbrio estão sendo afetados.


Portanto, atente-se a esses sinais ou outros que impactem na funcionalidade do indivíduo idoso. Não é normal da idade deixar ou ter dificuldade de fazer o que fazia habitualmente. Na dúvida, consulte sempre um médico de sua confiança.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page