top of page
  • Foto do escritorKamilla Sabino

Reserva cognitiva, você sabe o que é?


A reserva cognitiva, são os recursos neurais acumulados ao longo do tempo a partir de hábitos diários como leitura, estudos e trabalhos que demandem altas cargas cognitivas. Essas reservas cognitivas conferem proteção contra o envelhecimento e lesões cerebrais, ou seja, a pessoa pode ter fator de risco para desenvolver algum transtorno neurocognitivo, mas ele pode ser evitado ou retardado a depender do quão seu cérebro foi estimulado ao longo da sua vida.


Os genes determinam muitos aspectos da nossa saúde, mas o ambiente é responsável por modular essa construção e ele pode ajudar a esse gene “patológico “ não se expressar na pessoa. Estimule seu cérebro. Algumas atitudes que você pode tomar para torná-lo mais ativo são:


⁃ Leitura, pois estimula não só a atenção e a concentração, mas também a memória e a linguagem.

⁃ Aprender algo novo, pois gera novas sinapses que favorecerão a plasticidade cerebral

⁃ Ter uma vida social, pois evita depressão.

⁃ Procure "brincar" de jogos (jogos de tabuleiro, palavras cruzadas etc). Isso trabalha as funções executivas como organização, planejamento, tomada de decisão ou iniciativa

⁃ Altere rotinas, por exemplo, faça outro caminho para chegar ao trabalho, pois quando repetimos tarefas, o aprendizado diminui. Então, às vezes vale a pena quebrar um hábito.


Comece desde cedo. Inclusive proporcione aos seus filhos atividades que promovam aquisição de habilidade. TV em excesso não estimula o cérebro.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page