top of page
  • Foto do escritorKamilla Sabino

Existe alguma dieta que pode ajudar na memória?

Estudo publicado em 2015 descobriu que a adesão à dieta MIND estava associada a um risco significativamente menor de doença de Alzheimer em idosos. Apesar de se chamar dieta, na verdade o ideal seria chamar padrão alimentar pois o objetivo dela não é emagrecimento e sim uma melhor qualidade de vida.


A Dieta MIND é um plano alimentar que combina aspectos da dieta mediterrânea e da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) e é projetada para melhorar a saúde do cérebro e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Há uma crescente quantidade de evidências sugerindo que a dieta Mind pode ter benefícios para a memória e a função cognitiva em geral.


Isso porque a dieta é rica em antioxidantes, ácidos graxos, ômega-3 e outras substâncias que ajudam a proteger o cérebro do estresse oxidativo e inflamação proporcionando aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e a redução do risco de doenças cardiovasculares. Com isso essa dieta tende a reduzir o risco de declínio cognitivo, ou seja, aqueles esquecimentos que começam a ficar patológicos e interferem na funcionalidade. Consequentemente reduz o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.


Alguns tópicos que descrevem a Dieta MIND:




• A dieta MIND enfatiza o consumo de alimentos ricos em nutrientes que são conhecidos por serem benéficos para a saúde do cérebro, incluindo frutas (principalmente as vermelhas), legumes, verduras (verdes escuras), nozes, sementes, grãos integrais, peixes, aves e azeite de oliva.

• A dieta MIND também sugere a redução do consumo de alimentos menos saudáveis, como carne vermelha, alimentos processados, doces, manteiga e margarina.

• A dieta MIND permite o consumo moderado de álcool, como um copo de vinho por dia, o que pode ter benefícios para a saúde do cérebro. Perceba que foi dito moderado.

• A dieta MIND enfatiza a escolha de alimentos de alta qualidade, como alimentos orgânicos e não processados, sempre que possível.


Que tal começar a cuidar da sua memória a partir do que você come?

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page