top of page
  • Foto do escritorKamilla Sabino

Criança pode usar esmalte e maquiagem?




A resposta a essa pergunta é: Depende. Nesse esmalte ou maquiagem possui disruptores hormonais? Os disruptores hormonais são substâncias químicas que interferem na função hormonal normal do corpo, mesmo em baixas doses. Eles podem imitar, bloquear ou alterar a produção, a liberação, o transporte, o metabolismo ou a eliminação de hormônios naturais no corpo, o que pode levar a efeitos negativos à saúde.


Por isso, a aplicação de maquiagem e esmalte em crianças deve ser feita com muito cuidado, especialmente quando se trata de produtos que contêm disruptores hormonais. Quando se trata de maquiagem e esmalte em crianças, é importante estar ciente dos possíveis riscos que essas substâncias podem representar. Alguns compostos químicos que atuam como disruptores hormonais, são: ftalatos, parabenos, triclosan.


Os falatos são usados como plastificantes em cosméticos e esmaltes para unhas e podem interferir na produção hormonal, particularmente na produção de testosterona. Os parabenos são usados como conservantes em cosméticos e podem interferir no sistema endócrino, incluindo a produção de estrogênio. O triclosan é um agente antimicrobiano encontrado em alguns esmaltes de unhas e pode atuar como um disruptor hormonal, imitando o hormônio da tireoide.


O uso desses produtos em crianças pode ser preocupante, pois seu sistema endócrino está em desenvolvimento e pode ser mais suscetível aos efeitos nocivos dessas substâncias, podendo inclusive causar puberdade precoce. Por isso, é importante escolher produtos de maquiagem e esmalte sem ftalatos, parabenos, triclosan e outros disruptores hormonais. Além disso, os pais devem incentivar as crianças a lavar as mãos regularmente para minimizar a exposição a esses produtos e outras substâncias químicas.

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page